1ª Gala de Premiação – EMPREENDE JOVEM

23 de April de 2021

Foto_ PNUD São Tomé e Príncipe

Realizou-se hoje, 22 de abril, no Palácio dos congressos, a 1ª Gala de Premiação – EMPREENDE JOVEM. O Evento teve como objetivo divulgar os feitos do programa e apresentar publicamente os vencedores dos concursos Inovação STARTUP ideias de Negócios e Turismo 2.0.

Além de apresentar os 12 vencedores do concurso turismo 2.0 e os 27 finalistas do Concurso Inovação STARTUP, também foram atribuídos os Prémios de Melhor projecto by BGFI e de Inovação by Unitel -STP.

Iniciado em 2020, com o objetivo de apoiar os jovens santomenses residentes no país e na diáspora a encontrarem soluções competitivas e inovadoras para promover o crescimento económico sustentável e inclusivo no país, o EMPREENDE JOVEM, precisou ser adaptado a realidade da pandemia, conduzindo a dois momentos principais:

O 1º que buscou soluções que permitissem aumentar a capacidade nacional de resposta à Covid 19 e o 2º que buscou apoiar na recuperação do sector do Turismo face ao impacto da pandemia.

Os 16 projetos financiados na 1ª fase, estão a ser implementados.  Com a atribuição dos prémios, foram criados 70 novos postos de trabalho, beneficiando não só os diretamente implicados como as suas famílias e comunidades em que estão inseridos.

A 2ª fase é dividida em 2 partes, a 1ª visou capacitar e financiar pequenos e micro negócios já instalados no sector do Turismo, a segunda para startups, transformar ideias criativas em negócios.

A Gala, organizada pela Ministério da Juventude, Desporto  e Empreendedorismo, em parceria com o PNUD,  contou com a presença de individualidades governamentais, diplomáticas, representantes de associações, universidades e do sector privado.

Para mais informações contactar a Assistente de comunicação do PNUD,

Edlena Barros: edlena.barros@undp.org