Foto: Edlena Barros

São Tomé – Foram assinados hoje na sala de reunião do Ministério da Juventude, Desporto e Empreendedorismo os primeiros 11 contratos com as Empresas vencedoras da primeira ronda do concurso de Inovação em Resposta à Pandemia da COVID -19.

A assinatura do contrato entre o Ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo, Vinício Pina e as empresas vencedoras, marca o início da implementação dos projetos vencedores. Ao todo participaram do concurso 48 concorrentes de onde foram premiados 16 projetos, 15 de S.Tomé e 1 de Príncipe.   

Os negócios premiados incluem a fabricação, distribuição e venda de máscaras, atividades de informação e sensibilização da população com relação à COVID19, a produção e venda álcool e gel hidroalcoólico, a produção e venda de sabão, serviços de compra online e entrega ao domicílio, entre outros. Através da implementação destes negócios, os empreendedores comprometem-se a criar 78 postos de trabalho.

O Programa Empreende Jovem é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD em parceria com o Ministério da Juventude, Desporto e Empreendedorismo, dirigida a apoiar o sector privado com o objetivo último de promover a criação de emprego e, através disto, à melhoria das economias familiares de todos aqueles envolvidos, tanto os empreendedores como os seus empregados.

Esta iniciativa está alinhada com o apelo feito pelo Governo para uma ação urgente destinada a promoção do empreendedorismo e ao desenvolvimento do sector privado como o canal viável para aliviar e erradicar a pobreza, em linha com o ODS 1, e proporcionar aos santomenses uma vida melhor.

###########

Para mais informações e entrevistas, contactar:

PNUD: Edlena Barros - edlena.barros@undp.org

MJDE: Nelson Mendes - geralempreendedorismostp@gmail.com

SOBRE O PNUD:

O PNUD é a principal agência das Nações Unidas a trabalhar na luta contra a injustiça da pobreza, as desigualdades e as alterações climáticas. Com uma ampla rede de especialistas e parceiros em 170 países, ajudamos as nações a construir soluções integradas e duradouras para as pessoas e o mundo.

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD São Tomé e Príncipe 
Ir a PNUD Global

A

Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Equador Eritréia Escritório do Pacífico Essuatíni Etiópia

F

Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Macedônia do Norte Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue