Apresentação pública do Plano Estratégico de Desenvolvimento 2019-2022 do Tribunal de Contas de São Tomé e Príncipe

29 de November de 2019

No dia 29 de novembro, o Tribunal de Contas de São Tomé e Príncipe irá realizar, pelas 9h00, na Sala de Formação do Tribunal de Contas, a apresentação pública do seu Plano Estratégico de Desenvolvimento, que estabelece um novo ciclo de planeamento para o período 2019-2022. À semelhança do anterior Plano Estratégico do Tribunal, o atual também foi desenvolvido com o apoio financeiro e técnico do Pro PALOP-TL ISC (FASEII).
A abertura da cerimónia de apresentação do Plano Estratégico será presidida pelo Juiz Conselheiro, Presidente do Tribunal de Contas, José António de Monte Cristo, seguida da intervenção da Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, Katarzyna Wawiernia, na presença de um representante da União Europeia, dos Juízes Conselheiros, dos representantes das instituições do Estado, nomeadamente, da Presidência da República, da Assembleia Nacional, do Executivo e seus Ministros, do Procurador-Geral da República, e do Ministério Público. Entre os distintos convidados estarão ainda os representações diplomáticas e organismos internacionais sedeados em São Tomé e Príncipe.
Durante a apresentação haverá uma sessão de perguntas e respostas destinada a esclarecer os presentes sobre a visão, os valores e os objetivos estratégicos apresentados no referido documento. O atual Plano Estratégico do Tribunal de Contas foi desenvolvido com a contribuição de todos os quadros do Tribunal, e ainda, das entidades Estatais auditadas e dos cidadãos. Estas contribuições permitiram que o Tribunal desenhasse assim uma estratégia organizacional mais adaptada ao contexto do país e aos desafios que se colocam a esta instituição, cujos principais objetivos são a promoção da transparência, da prestação de contas e a boa governação.
O Plano Estratégico que será apresentado foi aprovado em sessão plenária de 13 de dezembro de 2018. Nele são delineados objetivos estratégicos centrais, que passam pela integração das Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de trabalho, a Inovação e a cooperação institucional.