O Mapeamento feito aos Negócios São-tomenses foi apresentado aos parceiros

17 de March de 2021

Foto: Edlena Barros

Foi apresentado no dia 16 de março aos representantes de várias Instituições Públicas e Privadas, bem como com diversos empreendedores e empresários nacionais, a primeira versão do mapeamento de Negócios São-tomenses em São Tomé e Príncipe na Diáspora. O atelier teve como objectivo recolher as últimas contribuições para a sua validação.

Ao presidir o atelier virtual, o Ministro da Juventude, desporto e Empreendedorismo, disse que este documento vem ajudar na “consolidação do trabalho que o meu ministério está a fazer”.

Em representação do PNUD, o Representante Residente Adjunto, Olaf Juergensen disse que, “esta base de dados dá ao governo, investidores e as organizações internacionais, um conjunto de informações importantes sobre os tipos de negócios existentes, a sua localização e o seu volume de produção”.

O documento elaborado que servirá para orientar e promover informações e serviços das diversas Entidades registadas, e vão estar disponíveis na Plataforma digital do Empreendedorismo são-tomense que está a ser criado.

O documento foi elaborado no âmbito do Programa “Empreende Jovem”, implementado pelo Ministério da Juventude, Desporto e Empreendedorismo e o PNUD.

O “Empreende Jovem”, é um espaço de diálogo entre os jovens empreendedores, governo, sociedade civil, diáspora, parceiros de desenvolvimento, no apoio as start-up e as PME.  O nosso foco está na procura de soluções competitivas e inovadoras, adaptadas ao contexto, que promovam o crescimento económico sustentável e inclusivo de São Tomé e Príncipe.

Com esse projeto o PNUD e o Ministério da Juventude estão a apoiar os empreendedores nacionais, e ao setor privado na criação de emprego, e no cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Desde a sua implementação em abril de 2020, apesar do contexto da pandémico que vivido no país e no mundo, o programa, através do fundo de inovação de investimento a resposta a pandemia da COVID-19, apoiou 16 projetos que apresentaram diferentes soluções e propostas inovadoras de mitigação dos efeitos nefastos da pandemia, nas quais destaca-se a produção de máscaras, álcool, criação de plataforma digital, serviço de entrega ao domicílio, entre outros serviços, com um custo avaliado em cerca de 400 mil dólares.

Ainda em fase de finalização, estão o processo de apoio as 26 start up, e 12 PME, na área do turismo e indústrias associadas, depois de terem participado num processo formativo, mentoria e de avaliação dos planos de negócios.