Mulheres Batalhadoras - Muala + Aurélia Fernandes

16 de July de 2021

Foto: Edlena Barros

Aurélia veio da Região Autónoma do Príncipe para dar continuidade aos estudos em São Tomé, mas as voltas da vida fez com que não conseguisse terminar os estudos. Hoje é esposa e mãe de dois filhos menores e dona de um pequeno negócio de venda de peixe e bobo fito (produto muito característico de onde nasceu). Ela é uma das mais de 200 mulheres que participam da formação em gestão de pequenos negócios que está a ser ministrada no âmbito do Projecto conjunto das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe (PNUD, Unicef e OIT) intitulado Muala +.

Conheça mais dos desafios desta batalhadora que tenta fazer vencer o seu pequeno negócio.

“Eu resolvi participar desta formação para ter conhecimento sobre como gerir o meu negócio. Eu compro peixe na ilha do Príncipe que é mais barato para vender aqui em São Tomé. No entanto, eu nunca consegui guardar dinheiro. Todo o dinheiro que fazia, usava  e depois tinha de ficar a espera que o meu marido me desse para fazer nova compra e quando ele não tinha eu ficava meses sem vender.  

Em 2020  não consegui comprar peixe devido a problemas de transporte entre as duas ilhas, portanto não tinha como vender. Depois meu marido ficou em casa sem trabalhar e sem salário, por causa da pandemia do Covid 19.  O pouco que tinha guardado do meu negócio teve que ser usado para fazer as refeições em casa, por isso negócio faliu completamente.  Também tive muito prejuízo com Bobo fito no ano passado. As pessoas deixaram de comprar e eu tive uma perda muito grande, cheguei ao ponto de ter de consumir também para não deitar fora. O problema é que eu produzia em grande quantidade e depois tentava vender para pessoas que eu conhecia. Muita gente, no ano passado perdeu emprego, e meu negócio também ficou fraco porque deixaram de comprar bobo fito, alguns começaram a dizer que estava caro. Tive de vender a valor muito baixo, só para pagar o que tinha investido, porque eu só pensava no dinheiro que investi. Agora com essa formação eu aprendi uma nova forma para fazer a gestão desse negócio: em vez de produzir eu vou procurar lojas para fazer parceria, por exemplo, onde eu posso colocar meu produto para venda e depois no final do mês pegar o dinheiro.

 Com esta formação eu comecei a ter mais conhecimento de como fazer minhas vendas. Agora eu mandei comprar peixe para vender, mas eu já não vou fazer a mesma coisa que fazia antes. Por isso está a ser muito importante participar dessa formação, pois está a ensinar-me como gerir o meu negócio. Agora eu sei que vai ser diferente.”