Projecto "Cumprindo a Promessa Climática" publica manual sobre Mudanças Climáticas

11 de October de 2021

As Mudanças Climáticas são actualmente uma realidade global incontestável e
politicamente urgente, tendo como principal causa os gases de efeito de estufa (GEE) em resultado da acção humana.
Constituem não apenas um problema ambiental, mas uma emergência humanitária e de desenvolvimento com proporções globais, afetando de forma desproporcional os países do Hemisfério Sul e os sectores da população mais pobres e vulneráveis. Estes países são os que têm menores responsabilidades históricas nas Mudanças Climáticas e são também os que têm menor capacidade de resposta e adaptação.
Embora caracterizadas por manifestações físicas, as mudanças climáticas apresentam-se aos cidadãos essencialmente através de diferentes tipos de discurso: notícias na televisão, fotografias no site de uma organização não-governamental, gráficos num jornal, entre vários exemplos possíveis. Assim que, ao mediar e difundir o conhecimento sobre o fenómeno, os meios de comunicação assumem um papel de destaque para a sensibilização do público na direção de uma atuação mais sustentável.
Contudo, não basta a comunicação sobre as ocorrências e causas para envolver a população na adoção de comportamentos e práticas menos nocivas para o meio ambiente. É, igualmente, necessário compreender em que medida estratégias de comunicação podem contribuir para uma melhor construção da mensagem sobre a problemática das Mudanças Climáticas.
A resposta às Mudanças Climáticas globais é verdadeiramente complexa e terá de ocorrer em várias frentes de ação. É necessário um forte compromisso político, assim como o contributo das múltiplas esferas da sociedade. Sendo um problema à escala global as Mudanças Climáticas são também um problema público fundamental que diz respeito a cada indivíduo, a cada nação, a cada sociedade e ao planeta como um todo. Lidar eficazmente com este problema irá exigir o envolvimento de todos na alteração de hábitos que reflitam uma consciência ambiental.
Existe uma longa lista de medidas de mitigação e de adaptação emanadas por parte da ciência e dos órgãos regulamentares que devem ser apreendidas e postas em prática por todos nós, não só em prol do planeta Terra, mas também para a sobrevivência da Humanidade.
Contudo, só uma sociedade devidamente informada, preocupada e disponível
para agir poderá levar a cabo, com sucesso, estas medidas.
São Tomé e Príncipe, como Small Island Developing State (SIDS), apresenta características naturais, nomeadamente climáticas e topográfcas, que o tornam particularmente vulnerável aos impactes das Mudanças Climáticas.

Este manual foi produzido no âmbito do projecto cumprindo a "Promessa Climática em São Tomé e Principe" que é implementado pela Direcção-geral do ambiente com o apoio técnico e financeiro do PNUD e em parceria com a NDC Partnership.

Manual