Inscrições abertas para apoiar Mulheres e Raparigas de São Tomé e Príncipe em situação de vulnerabilidade

29 de March de 2021

Foto: Edlena Barros

Estão abertas as inscrições para o empoderamento económico de Mulheres e Raparigas em São Tomé e Príncipe no âmbito do projeto das Nações Unidas (PNUD, OIT e UNICEF) intitulado “Janela de Empoderamento das Mulheres”, enquadrado na Avaliação do Fundo Fiduciário Multi-Parceiros (MPTF), 2ª fase, doravante designado WEEW.

As inscrições decorrem até o dia 9 de abril e pretende-se selecionar 210 mulheres em situação de vulnerabilidade, donas de pequenos negócios que tenham sido efectado negativamente pela COVID-19 ou que queiram criar um pequeno negócio. As candidatas devem ter no mínimo 4ª classe e idades compreendidas entre os 18 e 45 anos.

Através do projecto vão ser oferecidas e outros importantes de apoios, para melhorar a gerir o seu negócio.

A execução desta actividade, o PNUD e a OIT, garantem a formação e acompanhamento às participantes de todos os distritos, e os melhores projetos vão receber uma subvenção.

A ser implementado até dezembro de 2021, o projecto WEEW tem como público-alvo as acrianças e adolescentes, famílias vulneráveis, start-ups e negócios liderados por mulheres, particularmente as que estão em situações de vulnerabilidade. O projecto espera contribuir para a realização da estratégia nacional de género, particularmente para o empoderamento económico das mulheres são-tomenses, e dar resposta directa aos desafios no contexto global e nacional da COVID19.

Para cumprir com este objectivo o projecto irá implementar ações que contribuam para:

Aumentar as capacidades técnicas empresariais das startups e MPMEs lideradas por mulheres, particularmente as em situação de vulnerabilidade; ​

Aumentar o acesso ao financiamento para start-ups e MPMEs lideradas por mulheres, particularmente em situação de vulnerabilidade; ​

Aumentar as capacidades de associação de startups e MPMEs lideradas por mulheres;

E aumentar as redes de segurança relacionadas com a educação disponíveis para raparigas e agregados familiares liderados por mulheres, particularmente em situação de vulnerabilidade. ​

O UNICEF irá apoiar as raparigas que abandonaram ou se encontrem em risco de abandonar a escola, mulheres e mães em situação de vulnerabilidade, com formação em competências para a vida e no retorno à escola.

Além destes resultados o projecto “Janela de Empoderamento das Mulheres” espera também apoiar o país a melhorar os indicadores nacionais no que toca ao cumprimento dos ODS 1, 5 e 8.

Para o projeto, foram selecionados como parceiros de implementação o Ministério da Educação e Ensino Superior, o Ministério do Trabalho, Solidariedade, Família e Formação Profissional, a Direção de Proteção Social e Família, o Instituto da Juventude, o Instituto para a Promoção e Igualdade de Género, o Conselho Nacional da Juventude, a Direção do Empreendedorismo e a Inspeção do Trabalho.