e-Voluir: começa o programa de inovação e criatividade do PNUD

23 de February de 2021

--- Image caption ---

Arrancou na segunda-feira a primeira fase do programa de inovação e-Voluir, criado pelos escritórios do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), em conjunto com a Fábrica de Startups, o maior hub de inovação do Rio de Janeiro, no Brasil. O e-Voluir nasceu da realização de que a COVID-19 veio alterar significativamente a realidade económica e social destes cinco países (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e que é necessário apostar na inovação, criatividade e até tecnologia para encontrarmos soluções para os novos desafios de hoje e de amanhã.

O concurso pedia mentes criativas, inovadoras e perspicazes com soluções nas áreas de “e-Governança e Transformação Digital” e “Trabalho e Economia” e recebemos a inscrição de 77 santomenses. Destes, apenas 12 foram seleccionados em cada país.

A primeira fase, tida como a semana da ideação, irá começar simultaneamente em todos os cinco países, já que o programa é online e gratuito. A partir desta segunda-feira e durante uma semana, os candidatos seleccionados vão receber mentoria e apoio do PNUD e da Fábrica de Startups para testarem as suas ideias.

Numa mensagem de vídeo transmitida na cerimónia de abertura do programa, os Representantes Residentes dos Escritórios do PNUD nos PALOP destacaram que um dos objectivos do e-Voluir é o “fortalecimento do ecossistema de inovação dos países de língua portuguesa”.

Em São Tomé e Príncipe, o programa de inovação está a ser coordenado pelo Escritório do PNUD, com o apoio de Mentores que já colaboram com a organização no Projecto Empreende Jovem que é implementado pelo Ministério da Juventude, Desporto e Empreendedorismo.

Entre os mentores, que já receberam formação para apoiar o projecto, estão profissionais Josina Umbelina, empresária e conhecedora do mercado empresarial nacional, o especialista em Finanças, Egidio Cabral, a empreendedora Nadia Catraio e o Especialista e consultor em empreendedorismo, Miguel Lourenço.  As valências desses mentores vão garantir uma maior abrangência de conhecimentos e capacidades do programa.

Além da mentoria, os participantes do e-Voluir poderão participar dos workshops sobre design thinking e metodologias de inovação, bem como também manter o contacto directo com outras startups, empresas e investidores locais e estrangeiros.

Enquanto isto, continuam abertas as inscrições para a segunda fase do e-Voluir, que vai contemplar apenas startups já constituídas. Estas terão de apresentar propostas nas áreas de “Mitigação de Desastres”, “Resiliência Comunitária” e “Mobilidade”, contando com o mesmo apoio dos mentores para desenvolverem os seus projectos e criarem ideias viáveis no mercado angolano. As inscrições podem ser feitas no site https://www.ao.undp.org/content/angola/pt/home/imprensa/e-voluir--programa-do-pnud-procura-pessoas-com-ideias-inovadoras.html

Texto Adaptado do PNUD Angola.