Convite à apresentação de candidaturas: 2ª Convocatória do Programa de Bolsas de Estudo AfYWL

25 de August de 2021

Uma carreira com impacto global está nas suas mãos.

O PNUD está à procura de 25 jovens mulheres africanas para se juntarem à segunda convocatória do Programa de Bolsas de Estudo para Jovens Líderes Africanas (AfYWL).

O Programa de Bolsas de Estudo AfYWL oferece uma oportunidade de trabalho com PNUD na sua sede em Nova Iorque ou num dos seus escritórios regionais ou nacionais espalhados pelo mundo. A candidatas selecionadas podem também ser designadas para o Secretariado da ONU ou para a Comissão da UA. Para a segunda convocatória (2021-2022), o PNUD trabalhará com a Comissão daUnião Africana e os Estados membros da UA para reforçar a liderança e representação das mulheres em instituições públicas e privadas através de formação de liderança orientada e desenvolvimento de capacidades para promover a participação de mulheres jovens em funções de tomada de decisão.

A bolsa de 12 meses está assente em três pilares:

  • Equipar jovens líderes africanas de destaque com as competências de liderança e experiência necessárias para fazer avançar os ODS e a Agenda 2063 e contribuir eficazmente para a tomada de decisões em instituições públicas, privadas e multilaterais, no país e no estrangeiro.
  • Criar uma reserva diversificada de talentos para aumentar a eficiência organizacional do PNUD e contribuir para políticas e programas mais reactivos e eficazes.
  • Desenvolver uma rede de mulheres jovens profissionais africanas que se empenhem na promoção do desenvolvimento inovador, sustentável e inclusivo através do intercâmbio Sul-Sul para o desenvolvimento

A bolsa é uma parceria entre a Comissão da União Africana (CUA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Estabelecida no âmbito da Iniciativa 1 Milhão até 2021 do Presidente da CUA, a bolsa visa proporcionar oportunidades à juventude africana nas áreas-chave da educação, emprego, empreendedorismo e envolvimento, e integrar jovens e mulheres em espaços-chave de desenvolvimento.

Critérios de elegibilidade e selecção:

  • Apenas candidatas do sexo feminino.
  •  Nacionais de um Estado membro da União Africana. Será dada prioridade aos nacionais de Estados membros da UA que não beneficiaram da primeira convocatória do Programa de Bolsas de Estudo.
  • Idade inferior a 34 anos à data da candidatura.
  • Mestrado ou equivalente em Economia, Ciência Política, Administração de Empresas, Relações Internacionais/Desenvolvimento, Direito, Comunicações, Digitalização ou outro campo de desenvolvimento relacionado.
  • Máximo de um ano (pós mestrado) de experiência profissional relevante e remunerada em investigação, análise e desenvolvimento, implementação e gestão de programas/projectos.
  • Disponível em finais de 2021/início de 2022 para participar num workshop de indução em Adis Abeba, Etiópia.
  •  Disponível em 2021/22 para dedicar 12 meses a um trabalho de bolsa.
  • Disponíveis para viver e trabalhar fora do seu país de residência.
  •  Compreensão e interesse na erradicação da pobreza, transformação estrutural sustentável, os ODS e a Agenda 2063.
  • Capacidade de recolher informação abrangente sobre problemas ou situações complexas, e capacidade de avaliar e analisar a informação com precisão, a fim de identificar questões e soluções chave.


O programa cobrirá despesas relacionadas com viagens e seguros médicos, e cada bolseiro receberá uma bolsa mensal para cobrir alojamento e custos de vida no seu respectivo posto de trabalho. Será também atribuído um orçamento para a aprendizagem, para a realização de actividades de aprendizagem e desenvolvimento relevantes. Os candidatos devem notar que, devido à pandemia COVID-19, as viagens físicas dependerão das directrizes recomendadas por cada gabinete de recrutamento.

A data limite para submissão das candidaturas é 14 de Setembro.