Foto: Edlena Barros

O Ministro da Juventude, Desporto, Empreendedorismo, assinou hoje, dia 3 de dezembro, o contrato com a empresa Golfintech, Lda, no âmbito do Concurso de Inovação - Fundo de Investimento Resposta à Pandemia COVID19”, para a introdução do dinheiro digital no país.

Ao assinar o contrato o Ministro da Juventude, Vinício Pina, disse que quando o desafio foi lançado ao sector privado buscavam projectos inovadores e o que “está empresa nos apresenta além de inovador extrapola esse período em que vivemos é uma inovação que já fazia falta no país”.

Trata-se do Projecto “Dobra Digital” que consiste na disponibilização de opções para transferências de recursos financeiros através de um telemóvel.

O serviço vai permitir que as pessoas que não possuem conta bancária ou cartão de crédito possam guardar, receber ou enviar dinheiro por telemóvel.

Fábio Pereira em Representação da Golfintech, Lda, disse que estavam a espera que o país evoluísse ao nível legislativo para a criação deste serviço. “Em fevereiro esperamos ter o serviço inicial em uso para utilizadores com smartphones e dentro de 8 meses qualquer pessoa no país com um telefone seja digital ou não vai poder fazer compras, transferir dinheiro com o seu telefone precisando apenas do seu NIF, BI para cadastro na plataforma”.

Com a pandemia do novo Coronavírus que assola o País, o manuseamento do papel-moeda poderia constituir um foco de contágio.  Eis a razão desta iniciativa ter sido bem acolhida pelos júris do Concurso, como uma medida de combate aos efeitos da referida Pandemia em São Tomé e Príncipe.

A Representante Residente do PNUD, Katarzyna Wawiernia, disse que o potencial deste serviço já é reconhecido em outros países africanos, “por isso este projecto servirá para apoiar o país durante este período e também os vários empreendedores com os quais o PNUD trabalha”.

 

A atividade que decorreu na sala de reunião do Ministério da Juventude, Desporto e Empreendedorismo, contou com a presença do Ministro da tutela e da Representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de um representante do Banco Central.

De salientar, que este acordo para subvenção, vem também no âmbito do programa EMPREENDE JOVEM – Primeira Ronda, implementado entre o Ministério da Juventude, Desporto e Empreendedorismo e o PNUD, que teve como principal objetivo, desafiar às empresas e organizações da sociedade civil, a apresentarem soluções inovadoras que mitigassem a propagação da Pandemia do COVID-19 em S.Tomé e Príncipe.

Todas as empresas vencedoras já assinaram os seus contratos e neste momento encontram-se na fase de desenvolvimento dos seus projetos.

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD São Tomé e Príncipe 
Ir a PNUD Global

A

Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Equador Eritréia Escritório do Pacífico Essuatíni Etiópia

F

Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Macedônia do Norte Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue