Foto: Edlena Barros

“Jovens voluntários para o Futuro” e “Minu Iê” são as duas equipas nacionais vencedoras do concurso “Generation Unlimited: youth Challenge” em São Tomé e Príncipe. Gravidez precoce e a problemática do lixo são, respectivamente, os temas abordados pelas duas equipas nos projectos vencedores.  A cerimónia de anúncio e entrega dos troféus aconteceu no dia 2 de setembro, na sala de conferência das Nações Unidas, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo, Vinício Xavier de Pina e onde estiveram os Representantes Adjuntos do PNUD, Olaf Juergensen, e do Unicef, Mariavittoria Ballotta, a Directora do Instituto da Juventude, Presidente do Conselho Nacional da Juventude e os representantes das equipas finalistas.

Osmar Andrade, em representação dos Jovens voluntários não escondeu a sua satisfação ao receber o prémio de 1º lugar, pois para ele o projecto que representa é de grande importância para a sua comunidade. “Ao implementarmos o nosso projecto vimos que as jovens raparigas ficaram satisfeitas em ver outros jovens também preocupados e engajados, foi-nos dada essa oportunidade de ajudar e nós só temos a agradecer”.

Generation Unlimited é uma parceria global com o objetivo de expandir oportunidades na área da educação, formação e empoderamento dos jovens, para os adolescentes e jovens dos 14 aos 24 anos, com a finalidade de os ajudar a transitar para o mercado de trabalho, promoção da cidadania ativa e o potencial das próximas gerações. Pretende-se com esta iniciativa que os jovens sejam capazes de identificar soluções para questões de educação, empregabilidade e envolvimento cívico enfrentado pelos mesmos.

O desafio foi lançado em 40 países, e São Tomé e Príncipe é o único representante dos PALOP implementar o projecto. Através dos programas de empreendedorismo do PNUD e o programa de desenvolvimento dos jovens e adolescentes do UNICEF o Generation Unlimited lançou dois grandes desafios aos adolescentes e jovens santomenses:

Como mobilizar e empoderar os jovens para estarem ativamente envolvidos e defender o seu património ambiental e exigirem dos seus governantes os seus direitos ambientais?

Como evitar a gravidez precoce e garantir que as adolescentes que engravidam possam atingir o seu potencial?

Ao todo participaram da etapa final do Generation Unlimited: youth Challenge 5 equipas escolhidas após três dias de bootcamp realizado em fevereiro deste ano, onde os 30 jovens inscritos tiveram a oportunidade, os recursos e a orientação necessária para desenvolver as suas soluções inovadoras para as suas comunidades. Não obstante, a pandemia da COVID-19, as cinco equipas selecionadas tiveram o financiamento de $1000 e apoio dos mentores locais, para implementarem as suas ideias através do financiamento do projeto regional do PNUD, na área da ratificação e domesticação dos tratados da União Africana.

Já neste mês as duas equipas nacionais vão concorrer contra equipas dos outros 39 países que participam do desafio, para um financiamento de até $20,000 e mentoria para a implementação das ideias sociais.

O PNUD, enquanto uma das agências implementadoras desta iniciativa, orgulha-se em promover iniciativas que conjuguem para a resolução dos problemas enfrentados pelos adolescentes e jovens, e cujas soluções são apresentadas por eles próprios.

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD São Tomé e Príncipe 
Ir a PNUD Global

A

Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Equador Eritréia Escritório do Pacífico Essuatíni Etiópia

F

Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Macedônia do Norte Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue