Maior transparência e rapidez no processo de aquisição do PNUD em São Tomé e Príncipe

28 de October de 2019

Foto: Edlena Barros

O PNUD está a mudar a forma de trabalhar com os diversos fornecedores locais sedeados em São Tomé e Príncipe. A introdução da plataforma digital de aquisição, E-tendering, irá mudar a forma como o escritório se relaciona com as diversas empresas no país, digitalizando todo o processo. Por isso, diversos representantes de empresas que trabalham ou querem vir a trabalhar com o PNUD estiveram reunidos durante dois dias numa sessão de formação que teve por objetivo apresentar a plataforma e explicar o funcionamento da mesma.

O PNUD é considerado no mundo a organização número um no que toca à transparência. “Significa que nós estamos sempre à procura de novas maneiras de trabalhar, com mais inovação e segurança. E-tendering é definitivamente uma tentativa de melhorar a transparência, eficácia e a forma como nós fazemos negócio”, disse a Representante Residente do PNUD, Kasia Wawiernia.

A mudança acontece nos 170 países onde o PNUD tem escritórios ou representações. A novidade é que a plataforma permite de imediato o registo online da empresa, assim como a submissão de outros documentos solicitados, dispensando o uso de papel e garantindo maior segurança e transparência em todas as fases do processo.

“Esse novo sistema reduz o tempo para depositar o nosso orçamente, é de fácil acesso e podemos participar em concursos a nível nacional e internacional disponível no sistema. Após a avaliação das diversas propostas, nós recebemos um resumo das mesmas, o que hoje não acontece”, disse Elsa Viana, representante de uma empresa que presta serviço ao PNUD.

Ao ter acesso a esta plataforma, os fornecedores em São Tomé e Príncipe passam também a estar visíveis nos diferentes países onde a ONU opera. Um facto, que segundo a Representante Residente do PNUD só poderá trazer vantagens.

“Competitividade e abertura de mercado são princípios importantes na nossa organização. Pois, não trabalhamos apenas com o mercado local, o que vos obrigará também a serem mais competitivos”, sublinhou.

Como parte da nova dinâmica que a organização introduz com a nova geração do PNUD para o mundo, a digitalização trás maior confiança aos fornecedores.

“Este programa vem mudar a má perceção que muitas vezes, nós como fornecedores temos do PNUD. A minha opinião agora é outra relativamente a muitas matérias, cujos processos duvidada”, disse Carlos Boa Morte.

Como qualquer mudança, a introdução do E-tendering trará novos desafios aos fornecedores locais que começa com o uso constante das novas tecnologias, em que a internet é ferramenta fundamental.