Foto: Genaldo Monteiro

A Fundação Príncipe é a vencedora da primeira edição do Prémio PNUD Ambiente, no valor de STN 75.000,00 (setenta e cinco mil dobras).

O representante da ONG ao agradecer pela distinção recebida indicou que o montante será investido em “duas bolsas de mestrado na área do ambiente para dois funcionários, que depois vão voltar para Príncipe com novos conhecimentos”.

É para dar “seguimento ao trabalho que tem sido desenvolvido pela Fundação, na vontade de melhorar a sinergia entre a conservação e o desenvolvimento”, sublinhou Ricardo Lima.

A Fundação Príncipe é uma ONG de conservação da natureza a trabalhar desde 2015 na ilha do mesmo nome. Neste momento, tem mais de 10 pequenos projetos em curso na conservação marinha, na conservação terrestre, e na promoção de oportunidades económicas e sociais das comunidades locais.

Foram também atribuídas menções honrosas a Santa Casa da Misericórdia - Central de Processamento de Resíduos e ao Praia Inhame Ecolodge. Estas iniciativas locais destacam-se por promover a valorização de resíduos sólidos e as energias renováveis, respetivamente.

Criado em 2019, o prémio PNUD tem por objetivo promover a consciência e as boas práticas ambientais em São Tomé e Príncipe para um desenvolvimento sustentável. Para isso puderam concorrer ao prémio, indivíduos, empreendedores, ONGs, associações e/ou organizações.

A entrega do prémio aconteceu no dia 12 de junho na sala de conferência das Nações Unidas, numa cerimónia realizada com a presença de diversos concorrentes a este prémio, representantes da Direção-geral do Ambiente e instituições ligadas ao sector.

A organização deste Prémio resulta de uma parceria muito frutífera com a CST – Companhia Santomense de Telecomunicações que constitui em si uma oportunidade de criação de sinergias entre o PNUD e o setor privado.

O Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento, PNUD, é um dos principais parceiros do país no domínio ambiental. A proteção do meio ambiente precisa de uma consciência coletiva nacional. Desde o mais pequeno até os idosos maior, homens, mulheres, jovens e crianças devem apropriar-se da defesa do meio ambiente e compreender como ela esta defesa é fundamental para a nossa sobrevivência como espécie, como povo, como país, como comunidade, como família e como indivíduo.

Para conhecer mais do trabalho da Fundação Príncipe veja o links abaixo:

https://www.facebook.com/FundacaoPrincipe/
https://youtu.be/5TJKsCTvZ5Y
https://youtu.be/alwfgl6l9a0
https://youtu.be/fnPB3Ha9MZo
https://youtu.be/8roPR0eC0vc
https://youtu.be/8Rl4bVIsn_w

 

PNUD PNUD no mundo

A

Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Croácia Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Emirados Árabes Unidos Equador Eritréia Escritório do Pacífico Essuatíni Etiópia

F

Federação Russa Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Macedônia do Norte Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue