Fundação Príncipe vence o Prémio PNUD Ambiente

13 de June de 2019

Foto: Genaldo Monteiro

A Fundação Príncipe é a vencedora da primeira edição do Prémio PNUD Ambiente, no valor de STN 75.000,00 (setenta e cinco mil dobras).

O representante da ONG ao agradecer pela distinção recebida indicou que o montante será investido em “duas bolsas de mestrado na área do ambiente para dois funcionários, que depois vão voltar para Príncipe com novos conhecimentos”.

É para dar “seguimento ao trabalho que tem sido desenvolvido pela Fundação, na vontade de melhorar a sinergia entre a conservação e o desenvolvimento”, sublinhou Ricardo Lima.

A Fundação Príncipe é uma ONG de conservação da natureza a trabalhar desde 2015 na ilha do mesmo nome. Neste momento, tem mais de 10 pequenos projetos em curso na conservação marinha, na conservação terrestre, e na promoção de oportunidades económicas e sociais das comunidades locais.

Foram também atribuídas menções honrosas a Santa Casa da Misericórdia - Central de Processamento de Resíduos e ao Praia Inhame Ecolodge. Estas iniciativas locais destacam-se por promover a valorização de resíduos sólidos e as energias renováveis, respetivamente.

Criado em 2019, o prémio PNUD tem por objetivo promover a consciência e as boas práticas ambientais em São Tomé e Príncipe para um desenvolvimento sustentável. Para isso puderam concorrer ao prémio, indivíduos, empreendedores, ONGs, associações e/ou organizações.

A entrega do prémio aconteceu no dia 12 de junho na sala de conferência das Nações Unidas, numa cerimónia realizada com a presença de diversos concorrentes a este prémio, representantes da Direção-geral do Ambiente e instituições ligadas ao sector.

A organização deste Prémio resulta de uma parceria muito frutífera com a CST – Companhia Santomense de Telecomunicações que constitui em si uma oportunidade de criação de sinergias entre o PNUD e o setor privado.

O Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento, PNUD, é um dos principais parceiros do país no domínio ambiental. A proteção do meio ambiente precisa de uma consciência coletiva nacional. Desde o mais pequeno até os idosos maior, homens, mulheres, jovens e crianças devem apropriar-se da defesa do meio ambiente e compreender como ela esta defesa é fundamental para a nossa sobrevivência como espécie, como povo, como país, como comunidade, como família e como indivíduo.

Para conhecer mais do trabalho da Fundação Príncipe veja o links abaixo:

https://www.facebook.com/FundacaoPrincipe/
https://youtu.be/5TJKsCTvZ5Y
https://youtu.be/alwfgl6l9a0
https://youtu.be/fnPB3Ha9MZo
https://youtu.be/8roPR0eC0vc
https://youtu.be/8Rl4bVIsn_w