Caravana “Zunta Mon” em Água Grande e Mé-Zóchi

5 de July de 2019

Foto: Edlena Barros

O Parque Popular, no distrito de Água Grande, e o Campo de Futebol 5, no distrito de Mé-Zóchi, foram os palcos para a Caravana Zunta Món, no âmbito do projeto “Encorajar os jovens a tornarem-se empreendedores”.

A iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Ministério da Juventude, Desporto e Empreendedorismo e as Câmaras Distritais de Mé-Zóchi e Água Grande, é destinada aos jovens empreendedores dos 18 aos 35 anos.

A cerimónia de abertura oficial foi presidida pelo Primeiro-ministro que enalteceu este novo conceito “que é extremamente importante, pois cria uma riqueza ao serviço da comunidade”. Jorge Bom Jesus disse ainda que “hoje os desafios são vastos” e nunca podemos perder de vista essa relação sustentável entre a natureza e o homem”.

Esta “caravana” teve como foco atrair jovens são-tomenses que tenham ideias empreendedoras de negócios, de forma a promover o conceito de empreendedorismo social, reforçar as capacidades na criação de negócios sociais e desenvolver competências em liderança de negócios sociais.

A Representante Residente do PNUD, Katarzyna Wawiernia, frisou que “ninguém melhor do que os jovens sabe dos problemas das suas comunidades. Os jovens precisam ser motivados, encorajados a lutar e acreditar no seu poder de formadores de opinião e agentes transformadores da sociedade”.

Durante os quatro dias, dois em cada um dos distritos, os visitantes das caravanas puderam conhecer exemplos de modelos de gestão de empreendedores tradicional e social, ver filmes e participar em workshops sobre negócios sociais e se inscreverem para a longa jornada para tornarem-se neste tipo de empreendedores.

“Tiramos dúvidas dos jovens sobre o empreendedorismo tradicional e social, onde o tradicional é aquele que muitos já conhecem em que o empresário quando abre a sua empresa preocupa-se mais com o lucro. No social, o impacto da intervenção é na comunidade, o lucro fica na empresa para ser reinvestido de forma que a comunidade onde está inserido a empresa ganhe” disse Romana Fonseca, voluntária na Caravana.

No total foram inscritos 457 jovens inscritos nas Caravanas em Água Grande e Mé-Zóchi. Em cada um dos distritos foi realizado, após a caravana, um workshop no qual a ONG Yunus&Youth, que lidera todo o processo de formação, esclareceu todas as dúvidas sobre as próximas fases.

O projeto irá trabalhar com 150 jovens, que serão escolhidos da lista de inscritos, tendo como base um conjunto de critérios previamente definidos. Os 150 vã passar por um processo intenso de formação e criação de projetos sociais que serão escolhidos em dezembro para poderem habilitarem-se a uma subvenção.

O projeto “Encorajar os jovens a tornarem-se empreendedores” tem por objetivo promover e introduzir um conceito inovador que possa incentivar a população mais jovem (18-35 anos) a se tornar um (a) empreendedor (a) social e demonstrar o poder de transformação de empresas socialmente inovadoras no seio das suas comunidades.

Para isso, o projeto pretende promover e apoiar o desenvolvimento de uma liderança consciencializada sobre o empreendedorismo social com competências reforçadas na planificação, mobilização de recursos e gestão de negócios orientados para o desenvolvimento social.