Governo são-tomense recebe computadores para o serviço nacional de informação sanitária

18 de July de 2019

Photo: Edlena Barros

O Ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe, Edgar Neves, recebeu no dia 18 de julho, das mãos da Representante Residente do PNUD, Katarzyna Wawiernia, 40 laptops que vão fazer parte do Sistema de Informação Sanitária do país.

A implementação desse sistema permitirá ao país recolher, elaborar, apresentar, enviar e receber dados para a gestão dos programas de luta contra paludismo, tuberculose e HIV/SIDA do Centro Nacional de Endemias, bem como os programas de Vigilância Epidemiológica e Saúde Reprodutiva.

“Esta entrega é parte de um processo importante que irá impulsionar o Sistema de Informação Sanitária e mudar qualitativamente o processo de acompanhamento das doenças de uma forma geral”, disse o Ministro da Saúde.

O PNUD/ Fundo Global, através da atual subvenção (para tuberculose, HIV/SIDA e Paludismo) que terminará em 2020, investiu cerca de 55 mil dólares na aquisição desses equipamentos e os respetivos acessórios, porque acredita que este sistema irá assegurar maior fiabilidade na vigilância epidemiológica do país.

“Ter um sistema de informação sanitária é algo muito importante para São Tomé e Príncipe, e esta entrega é o início de um grande esforço de mobilização que estamos a fazer para assegurar que o país tenha dados mais fiáveis para melhor gestão das doenças” afirmou a Representante Residente do PNUD.